Treinamento abordou os cuidados imediatos que evitam o agravamento do estado de saúde da vítima, até a chegada de assistência médica profissional

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Policlínica de Posse reforçou com os colaboradores da unidade sobre primeiros socorros. O treinamento foi conduzido pelo Bombeiro Militar, da 10º Companhia Independente, 2º sargento Gideone Fernandes.

Em sua apresentação, o militar abordou o conceito de primeiros socorros, que consiste nos cuidados prestados às vítimas de mal súbito ou acidentes no local onde ocorreram, até que a ajuda especializada esteja disponível. “O objetivo dos primeiros socorros é evitar o agravamento das lesões e a morte do paciente”, explicou o 2º sargento Gideone Fernandes.

De acordo com o bombeiro, o socorrista é qualquer pessoa capacitada para prestar o primeiro atendimento em emergências clínicas e traumáticas. Ele enfatizou a importância de acionar o socorro especializado, conhecer os números de emergência, manter a calma e fornecer informações detalhadas ao atendente, incluindo o endereço e pontos de referência no local do incidente, bem como o estado das vítimas e possíveis riscos.

“Além disso, é importante avaliar a cena do acidente antes de se aproximar da vítima, a fim de evitar que o socorrista também se torne uma vítima. Os sinais vitais, como consciência e respiração, são indicadores de normalidade ou alteração das funções orgânicas”, disse.

O palestrante falou ainda sobre a avaliação primária, realizada para verificar os sinais vitais da vítima e tratar condições que a coloquem em risco iminente de morte, onde é usada a sequência alfabética mnemônica (x-a-b-c-d-e). “Este protocolo define, portanto, as prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento. Ou seja, é uma forma rápida e fácil de memorizar todos os passos que devem ser seguidos com o paciente em politrauma”, frisou o bombeiro militar.

Para finalizar, foi realizada a demonstração da Manobra de Heimlich para os colaboradores da Policlínica de Posse.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.