Objetivo foi capacitar os colaboradores sobre os protocolos e como seguir as seis metas

A Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse realizou um treinamento sobre Segurança do Paciente. O objetivo da ação foi capacitar os colaboradores sobre os protocolos e como seguir as seis metas de segurança do paciente. A atividade foi conduzida pelas enfermeiras Ana Caroliny e Adrielly Nunes.

Na palestra, foi abordado sobre a identificação do paciente e importância da dupla checagem, apresentando até três dados do paciente: nome, data de nascimento e nome da mãe. Já os protocolos de lesão por pressão e cirurgia segura foram mais orientativos

Os protocolos mais utilizados na unidade são sobre a comunicação efetiva entre os profissionais de saúde, prevenção de quedas, onde qualquer colaborador pode ofertar uma cadeira de rodas para aqueles que mais fragilizados cheguem na unidade, higienização das mãos, evitando contaminação cruzada e o uso seguro na prescrição e administração de medicamentos evitando erros no paciente errado, com dose errada, medicamento errado, esse é muito importante porque se for prescrito por exemplo, dipirona para um paciente que é alérgico é risco para o paciente.

É imprescindível a segurança do paciente no ambiente de saúde e é dever de todos os colaboradores que trabalham na unidade de saúde.