Saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas

O médico psiquiatra Flávio Vieira realizou nesta quarta-feira, 19, uma palestra para os profissionais da Policlínica Estadual da Região Nordeste, em Posse, uma palestra sobre saúde mental. A saúde mental é entendida como um estado mental, onde a pessoa está bem consigo mesma, possui ferramentas para lidar com seus problemas, consegue equilibrar suas emoções e relações emocionais com as de trabalho, experienciando momentos bons e ruins, mas entendendo que são passageiros.

O conceito vai muito além do que não possuir doenças ou transtornos psiquiátricos, mas sim ter um estado de manutenção de sua capacidade de equilibrar as emoções e desafios da vida. “A forma como lidamos com nossas frustrações, desafios e falhas depende muito de como está a qualidade da saúde mental, mas para estar com uma boa saúde mental é preciso ter autoconhecimento, saber reconhecer seus limites”, explicou o médico Flávio Vieira.

O maior empecilho para a manutenção de uma boa saúde mental é a relação que o ser humano possui com o trabalho, cada vez mais ele se torna uma fonte de estresse e tensão, prazos apertados, trocas de informações cada vez mais rápidas.

O psiquiatra abordou sobre o sofrimento psíquico e dos fatores que o causam, como por exemplo, mau humor, pessimismo, vontade de não fazer nada, tensão. Além disso, o Dr. Flávio ressaltou os benefícios dos exercícios para a saúde mental. Os colaboradores interagiram com suas dúvidas e esclarecimentos sobre o tema.

Fonte: Diário da Manhã