Unidades recebem selo de Acreditação ONA 1 que reconhece o cumprimento de protocolos de segurança e qualidade da assistência no setor de saúde

As Policlínicas Estaduais das Regiões Nordeste, em Posse; Entorno, Formosa e São Patrício, em Goianésia receberam o selo de Acreditação ONA 1, conferido por entidade avaliadora nacional, o que atesta a excelência dos serviços prestados nessas unidades. A certificação é um atestado de que os serviços entregues por equipes multiprofissionais, administrativas e gerenciais estão dentro de padrões internacionais em suas melhores avaliações. A Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis já havia recebido a mesma certificação.

Além de referência nacional, os padrões do Manual ONA e a ONA como Organização são reconhecidos pela ISQua – International Society for Quality in Health Care, atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como os Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Austrália e Canadá. A Organização Panamericana de Saúde (Opas) apoia essa certificação.

 Policlínicas de Goiás recebem Certificação de Qualidade

Para a coordenadora operacional da Policlínica de Goianésia, Paula Wasconcelos essa certificação é um reconhecimento do esforço de todas as equipes para garantir o melhor serviço de saúde prestado à população. “Somos uma família empenhada em cuidar da melhor forma possível dos pacientes encaminhados. Para isso estamos em constante capacitação e interação de todos os colaboradores diretos e terceirizados visando entregar um serviço de saúde de excelência e altamente humanizado”, explica.

Os processos de avaliação foram sequenciais com os protocolos sendo conferidos um a um nas três unidades. Os avaliadores da entidade certificadora consideram nessa fase de Acreditação essencialmente o cumprimento de metas de qualidade e assistência no setor de saúde. São avaliados por meio de padrões e requisitos previamente definidos e são protocolos reconhecidos internacionalmente. Funciona como um método de avaliação dos procedimentos de todas as equipes envolvidas e são considerados até atividades das instituições de saúde, incluindo aspectos estruturais.

“Para o Estado de Goiás é um avanço importante porque a população recebe uma assistência nas policlínicas com padrão de excelência obedecendo critérios internacionais de qualidade e segurança”, finaliza Paula Wasconcelos.

A entidade certificadora aguarda a inclusão na agenda do secretário estadual de Saúde para fazer a outorga dos certificados ONA 1 nas Policlínicas.

Fonte: Diário da Manhã