Profissional da Policlínica Estadual de Posse explica sobre anemia a paciente em sessão de hemodiálise

Palestra é destinada, principalmente, para colaboradores e pacientes da hemodiálise na unidade de saúde do Governo de Goiás na região nordeste do Estado

A Policlínica Estadual da Região Nordeste, em Posse, promoveu uma palestra para colaboradores, acompanhantes e, principalmente, para pacientes do serviço de hemodiálise. O conteúdo central foi a anemia, suas causas e como combatê-la.

As palestras foram ministradas pelas nutricionistas Hanna Nobre Liah e Mariana Albino, com o cuidado de abordar cada paciente, em seu leito de hemodiálise, sobre a relevante importância do tema para eles. Na oportunidade, os pacientes foram informados de que a anemia é uma condição caracterizada pela diminuição no número de hemácias (glóbulos vermelhos) ou quantidade de hemoglobina na corrente sanguínea.

A anemia altera a quantidade de oxigênio transportada para as células para a produção de energia, provocando, como principais sintomas, fadiga, fraqueza, tontura e falta de ar. As causas da anemia são diversas e incluem carências alimentares, fatores hormonais, genéticos e imunológicos. O diagnóstico é feito por meio da avaliação dos exames laboratoriais de hemograma completo e testes adicionais, como dosagem de ferro e vitaminas (B12 e B9) e da avaliação física.

Para que o tratamento seja eficaz, é necessária a conjugação de dois fatores: medicação e alimentação adequada, respeitando-se as necessidades individuais. Na oportunidade, foi explicado a classificação de dois tipos de anemia, ferropriva (deficiência de ferro) e megaloblástica (deficiência de vitamina B9 e B12). Logo em seguida, os pacientes receberam orientações nutricionais sobre os alimentos fontes desses nutrientes.

As profissionais explicaram a importância de alimentação balanceada e direcionada para o combate à anemia, como consumo de alimentos ricos em ferro que combatem essa dificuldade nutricional. “Dar preferência, no almoço e no jantar, às carnes vermelhas magras ou carnes de aves, de peixe, vísceras (fígado, coração, moela). Consumir, diariamente, leguminosas, como feijão (todos os tipos – importante deixar de remolho antes do cozinhar), ervilha, lentilha, grão de bico, fava ou soja. Consumir vegetais de coloração verde-escuro: espinafre, agrião, acelga, brócolis, cheiro verde, coentro, couve, pimentão”, frisaram.

Para finalizar a abordagem da anemia, os pacientes foram orientados quanto aos alimentos com vitamina C, que melhoram o aproveitamento de ferro, e os que pioram (café, chá preto, mate, guaraná, refrigerante, aveia, leite e derivados). Um folder explicativo/ilustrativo sobre anemia foi entregue aos pacientes, para melhor entendimento do tema abordado.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde