Equipe multiprofissional falou sobre direitos e deveres de quem pode ter acesso ao sistema

A equipe de serviço social da Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse abordou na manhã desta quinta-feira, 6, sobre a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o público interno da unidade. O SUAS é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social.

“A assistência social é parte do Sistema de Seguridade Social, apresentado pela Constituição Federal de 1988. O SUAS é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e está previsto e regulamentado na lei federal nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS)”, explicou a assistente social Irani.

A profissional falou dos direitos e deveres daqueles que podem ter acesso ao SUAS, destacando a garantia de serviços que esse sistema pode oferecer. “As ações organizadas são divididas entre a Proteção Social Básica, voltada à prevenção de riscos sociais e pessoais, e a Proteção Social Especial, destinada a pessoas em situação de risco ou violação de direitos”, afirmou.

A equipe multiprofissional destacou a importância de informar a população que o SUAS garante proteção social ao cidadão em situação de vulnerabilidade social, pobreza, acesso precário a serviços públicos, com dificuldades no relacionamento familiar e comunitário.