Campanha Junho Vermelho visa aumentar os estímulos à doação voluntária, mantendo os estoques de sangue em níveis mais próximos do ideal

A Policlínica Estadual de Posse realizou, no dia 25 de junho, uma atividade em alusão ao Junho Vermelho, campanha que incentiva a doação de sangue, com colaboradores e pacientes. O enfermeiro nefrologista e Responsável Técnico pelo serviço de hemodiálise da Policlínica Estadual de Posse, Filipe Gomes Gadeia Brito, comentou que o intuito foi sensibilizar os presentes sobre o tema, que é uma ação de solidariedade e amor ao próximo, que é realizado de forma rápida e segura.

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu a data do dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue, sendo o mesmo junino conhecido nacionalmente como o mês de conscientização acerca desta campanha. Esse mês é fundamental refletir sobre a generosidade daqueles que doam seu tempo e sangue para salvar vidas. Essa prática favorece a criação de uma rede de apoio, alertando-nos para nossa capacidade coletiva de fazer a diferença e promover uma sociedade mais saudável e solidária.

O enfermeiro Filipe Gadeia destacou que o é hábito da doação de sangue regular por parte da população que garante a manutenção dos estoques no Brasil. “Doar sangue é um ato humanitário e sobretudo sem riscos para quem realiza a doação. Esse gesto pode salvar vidas de pessoas submetidas a tratamentos, intervenções médicas, pacientes com doenças crônicas graves, vítimas de acidentes, entre outros, que necessitam de reposição ou transfusão sanguínea”, afirmou.

De acordo com o palestrante, é rotina nos vários setores da Policlínica Estadual de Posse a realização de atividades de educação em saúde e de educação continuada, com o intuito de levar informações para os usuários e colaboradores. “As ações educativas podem ser consideradas uma das principais ações de promoção da saúde, já que se revela de fundamental importância na prevenção e reabilitação de doenças, além de despertar para a responsabilidade pessoal e social, bem como a formação de multiplicadores e cuidadores”, frisou.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.