Palestra abordou sobre o consumo excessivo de bebidas e drogas

A equipe multiprofissional da Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse promoveu nesta quinta-feira, 9, a ação Fevereiro Colorido, com o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar os colaboradores da unidade sobre os impactos dos consumos excessivos como: bebidas etílicas; drogas ilícitas, durante o período de carnaval.

O psicólogo Paulo Amorim realizou uma palestra educativa e uma dinâmica de grupo sobre o tema: drogas no período de carnaval. Além disso, o profissional abordou a importância dos agentes públicos como fomentadores de transformações sociais ao divulgar conhecimentos sobre o uso indiscriminado dessas substâncias lícitas e ilícitas.

“A ação alertou os colaboradores sobre como distinguir consumo moderado (recreativo) de abusivo (em contexto de adicção) dessas químicas. Pois em consumo excessivo, libera doses de substâncias químicas capazes de criar sensações de euforia, conforto, prazer, possibilitando ao usuário, caso tenha predisposição genética, dependência”, afirmou.

Fevereiro Colorido

O símbolo da campanha são as cores, que fazem alusão às drogas, lícitas e ilícitas em consumo durante o carnaval. Tendo como referência a nymphaea nouchali, comumente chamada de flor de lótus azul, uma flor comum no Brasil que representa: a pureza espiritual; transformar a adversidade em potencialidade. A flor de lótus azul é conhecida por seus efeitos afrodisíacos. Porém, em doses altas, no processo de infusão da flor, pode provocar euforia e ligeiras alucinações.

Fonte: Diário da Manhã