Atividade conscientizou sobre hábitos alimentares saudáveis para a prevenção e tratamento da doença

A nutricionista da Policlínica de Posse, Mariana Albino, realizou uma ação nutricional com o tema “Conversando sobre Diabetes” para os profissionais da unidade. O intuito foi conscientizar sobre hábitos alimentares saudáveis para prevenção e tratamento da doença, em alusão ao Dia Nacional do Diabetes.

O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

“Os tipos de diabetes são: tipo 1: causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos. O tipo 2 resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina e ocorre em cerca de 90% dos diabéticos. Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida”, explicou a nutricionista.

Segundo Mariana Albino há outros tipos de diabetes que são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos. Ela ressaltou que reduzir peso, ter uma alimentação que inclui alimentos saudáveis e ser ativo pode realmente ajudar a prevenir a doença.

“Cuidar da alimentação todos os dias é importante para a prevenção da diabetes e também faz muita diferença para quem já a possui. A base da alimentação das pessoas com Diabetes e outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT’s) deve seguir as recomendações do Guia Alimentar para População Brasileira”, disse.

A orientação nutricional e o estabelecimento de um plano alimentar para nos indivíduos portadores de diabetes, associados a mudanças no estilo de vida, incluindo atividade física regular, são consideradas terapia de primeira escolha. “Quem é portador de diabetes e pretende adotar uma dieta saudável, deve escolher alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras boas”, frisou.

A profissional destacou que o tratamento com medicamentos também poderá ser necessário, assim como obter educação e apoio para o controle da diabetes podendo reduzir o impacto da condição na vida do paciente. “Portanto, o médico fará uma avaliação individual para definir quais medidas deverão ser seguidas. Os exames e as visitas ao médico e nutricionista devem ser de rotina”, afirmou.

Para finalizar, foi realizada uma dinâmica com o objetivo de fixação do tema abordado em relação à alimentação, enfatizando a importância do conhecimento a respeito da doença, desde o diagnóstico até o tratamento.