Capacitação abordou o Protocolo de Segurança no uso e na administração de medicamentos, higienização das mãos e comunicação efetiva

A Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse promoveu um treinamento para os colaboradores que abordou o Protocolo de Segurança no uso e na administração de medicamentos, higienização das mãos e comunicação efetiva. A atividade foi ministrada pela enfermeira Adrielly Nunes e pela farmacêutica Tauana Luiza com intuito de treinar os colaboradores e sensibilizá- los quando se tratar do paciente, informando a eles que o paciente é de responsabilidade de todos que prestam assistência voltada ao paciente.

No treinamento foi pontuado sobre a comunicação efetiva entre os profissionais e com o paciente. A importância do sempre checar de volta se o paciente não entender e pedir para que ele repita tudo que foi orientado, isso serve entre os profissionais também pois existem várias maneiras de se comunicar, como exemplos: Comunicação Interna, e-mail, site, aplicativo dentre outras níveis de comunicação, o importante é ser claro e conciso em tudo que for solicitado.
Já no protocolo de higienização das mãos, é possível perceber que a maioria dos profissionais ainda têm dificuldades em lavar as mãos corretamente ,por isso foi a ação.A higienização correta pode reduzir riscos de incidentes relacionados a infecção, contaminação cruzada e possíveis doenças. Dessa maneira, foi realizada com a equipe uma dinâmica com tinta para ver como lavam as mãos e mostrando a eles que ainda não sabem lavar a mão corretamente.

As palestrantes demonstraram a forma correta da higienizar as mãos e quando lavar as mãos, seguindo os 5 momentos: Antes de tocar o paciente; antes da realização de procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; após tocar o paciente; após tocar superfícies próximas ao paciente. Importante destacar que em todos os dispenser e pias tem um fluxo com o passo a passo sobre a higienização das mãos, foi reforçado em destaque que podem olhar e seguir os passos, pois servem justamente para orientar eles.

A capacitação abordou ainda sobre segurança quanto a prescrição e uso de medicamentos. Os profissionais devem se atentar se é o paciente certo, a dose certa, a hora certa e se a prescrição é correta daquele paciente. As profissionais destacaram a importância da comunicação efetiva nas prescrições e em caso de erro deve ser notificado na ficha de notificação para que o Núcleo de Segurança do Paciente possa se reunir e realizar um plano de ação para mitigar os riscos e incidentes.