Ação teve o objetivo de conscientizar sobre o tema e abordar a importância de cuidar da saúde mental

A Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse promoveu uma palestra educativa para os colaboradores da unidade sobre o Setembro Amarelo, mês que conscientiza sobre a prevenção do suicídio. A ação foi conduzida pela psicóloga da Atenção Primária à Saúde, Camila Araújo.

Em sua apresentação, a profissional explicou a definição do termo Setembro Amarelo, o surgimento da campanha, mobilização no país, finalidade e objetivos. Segundo ela, são diversos fatores desencadeantes, como: aliviar as pressões externas, culpa, remorso, depressão, ansiedade, medo do fracasso, e que é preciso desconstruir preconceitos em relação ao sofrimento psíquico.

Camila destaca que mesmo com o acesso às informações o tema ainda é visto como um tabu, com frases: “é para chamar atenção”, “é falta de Deus!”. E que muitas vezes isso se torna empecilho para que as pessoas em sofrimento busquem ajuda, pois temem ser julgadas.

Durante a palestra, a psicóloga reforça a necessidade de se falar sobre o suicídio para que haja cada vez mais conscientização e acolhimento, pois é uma triste realidade que atinge todo o mundo e gera grandes prejuízos a sociedade.

Além disso, foram abordadas as formas preventivas e de autocuidado, como: autoconhecimento, lazer, identificar fatores estressantes, técnicas de enfrentamento, técnicas de relaxamento, alimentação adequada, pedir ajuda, incentivar para que o outro peça ajuda, e também a ajuda profissional por meio da psicoterapia. Em seguida foi realizada uma dinâmica com balões e palavras de incentivo. Todos participaram e tiveram feedback positivo da forma leve como a psicóloga abordou o tema.

Fonte: Diário da Manhã