Aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos

A Policlínica Estadual de Posse promoveu uma orientação às gestantes da unidade sobre a forma correta da mãe amamentar e segurar o bebê. A enfermeira Jaymara Montalvão explicou que os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água.

De acordo com a enfermeira, amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.“O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho”, afirmou.

Segundo Jaymara Montalvão, a mãe deve adotar posição confortável, relaxada e sustentar a mama com a mão para assegurar que esteja centrada na boca do lactente, minimizando qualquer dolorimento.

“O centro do lábio inferior do lactente deve ser estimulado com o mamilo, para que ele se vire e a boca se abra amplamente. O lactente deve ser encorajado a envolver a mama e a aréola quanto possível, posicionar os lábios 2,5 a 4 cm da base do mamilo. Assim, a língua do lactente comprime o mamilo contra o palato duro. Inicialmente leva pelo menos 2 minutos para que ocorra o reflexo da descida do leite”, revelou.

A profissional destacou que o volume do leite aumenta enquanto a criança cresce e aumenta o estímulo pela sucção. A duração da amamentação é geralmente determinada pelo lactente.

Fonte: Diário da Manhã