Campanha é voltada à conscientização dos profissionais e pacientes sobre a importância da adoção de práticas de segurança

Em alusão ao Abril Laranja, mês escolhido para ampliação das discussões sobre as ações voltadas para melhoria da segurança do paciente no Brasil, a Policlínica Estadual de Posse abordou o tema com os colaboradores da unidade.

Foi reforçado com a equipe a importância da segurança do paciente e da responsabilidade de todos os colaboradores.” Quando se fala em segurança do paciente, inicialmente, orientamos a equipe sobre a importância do núcleo de segurança do paciente, que foi criado para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente. Explicamos cada meta protocolo de segurança do paciente separadamente”, comentou a enfermeira Thaise Ynara Ribeiro.

De acordo com Thaise, as metas de segurança do paciente são objetivos globais para a saúde, criados em 2006 pela Joint Commission Internacional com a Organização Mundial de Saúde (OMS). “As seis metas de segurança do paciente são: identificar corretamente o paciente, melhorar a comunicação entre profissionais de Saúde, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos, assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos, higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão”, explicou.

Para tornar a atividade lúdica, foi realizada uma dinâmica de perguntas e respostas sobre Segurança do Paciente. “A equipe vencedora celebrou com entusiasmo a conquista e foi agraciada com um merecido brinde Foi notável que todos gostaram, demonstraram interesse e envolvimento, o que tornou a interação dos colaboradores muito produtiva”, finalizou a enfermeira.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.