Palestra alertou participantes quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação

A Policlínica Estadual da Região Nordeste, em Posse, realizou nesta quinta-feira, 18, uma atividade com os colaboradores em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, uso racional de medicamentos, celebrado em 5 de maio. A data que foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação.

A palestra foi ministrada pelos farmacêuticos Bárbara Rhuanna Gonsalves Leitão e Gabriel Nascimento Costa com o intuito de ressaltar o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

Os profissionais abordaram os aspectos relacionados ao uso indiscriminado de medicamentos. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), cerca de 20 mil pessoas morrem anualmente no país como consequência da automedicação. Segundo Bárbara, os dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX) revelam que uma das maiores causas de intoxicações no Brasil é o uso inadequado ou abusivo de medicamentos.

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que mais da metade dos medicamentos são prescritos, vendidos e dispensados de forma inadequada. Que 50% das pessoas fazem o uso dos medicamentos de forma inadequada e que 1/3 da população não tem acesso aos medicamentos básicos”, revelou.

Os farmacêuticos falaram sobre as consequências que o uso irracional dos medicamentos pode causar, como a ineficácia do tratamento, prolongamento de internações, mascaramento de outros problemas de saúde, poluição do meio ambiente, falta do medicamento no mercado e também a morte.