Atividade reforçou a importância do uso do preservativo

O Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) da Policlínica de Posse realizou uma palestra sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Elas são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

Durante a ação, foi reforçado que a maioria das ISTs são transmitidas por meio de relações sexuais sem o uso devido do preservativo com uma pessoa infectada. Algumas ISTs podem não apresentar sintomas na maioria da população. Essas doenças, se não forem diagnosticadas e tratadas em tempo hábil, podem levar a complicações graves. O tratamento melhora a qualidade de vida do paciente e quebra a cadeia de transmissão dessas doenças.

A equipe também promoveu uma dinâmica com uma caixa enfeitada, que possuía dentro uma vasilha com farinha de trigo e anilina rosa. “Colocamos um recipiente com luvas ao lado da caixa, e solicitamos aos colaboradores que colocassem as mãos na caixa. Os que utilizaram as luvas não sujaram as mãos, o mesmo não aconteceu com os funcionários que introduziram a mão na caixa sem utilizar as luvas”, disse.

O intuito da dinâmica foi simbolizar “que por fora pode apresentar uma boa aparência, porém não sabemos o que se encontra dentro. As luvas simbolizam o preservativo, reforçando que transmissão das ISTs acontece por meio da relação sexual sem o uso do preservativo”, explicou a equipe do SCIRAS.

Segundo a médica Nathalia Nunes dos Santos e a enfermeira Thaise Ynara, atualmente, as ISTs estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo, de acordo com a OMS cerca de 376 milhões de novos casos acontecem por ano (OMS, 2019). “A dinâmica trouxe uma aceitação enorme entre os colaboradores, sendo de grande valia, levando a reflexão da importância de realizar a relação sexual de forma consciente”, comentaram.