Divulgação

Unidade de saúde vai começar a oferecer o serviço no próximo mês

A Policlínica de Posse realizou, nos dias 16 e 17 de março, um treinamento para os colaboradores, em preparação para o lançamento do novo serviço de diálise peritoneal. O enfermeiro especialista em nefrologia Adilson Otaviano conduziu uma apresentação abrangente sobre o tema, ressaltando sua importância, características e as vantagens que traz aos pacientes que se submetem a esse tratamento.

Em sua apresentação, Adilson abordou a montagem dos equipamentos necessários, detalhou o passo a passo do procedimento a ser ensinado aos pacientes e seus acompanhantes, enfatizando a crucial importância da higiene das mãos para prevenir riscos de infecção. Ele também demonstrou, minuciosamente, a técnica envolvida, os cuidados a serem tomados e como realizar a diálise manualmente, incluindo os períodos de troca necessários.

]“Todos os membros da equipe presente tiveram a oportunidade de praticar a montagem e demonstrar a técnica, assegurando que todos fossem treinados e reconhecessem a importância desse acompanhamento aos pacientes. A diálise peritoneal oferece vantagens significativas, especialmente para pessoas que gostam de viajar ou que preferem evitar visitas frequentes à unidade de saúde para sessões de diálise, pois é um processo realizado no conforto do lar”, comentou.

De acordo com o enfermeiro, este procedimento terapêutico é crucial para pacientes com insuficiência renal, onde o peritônio é utilizado como membrana semipermeável para remover substâncias tóxicas e excesso de líquidos do corpo. “Além de proporcionar maior flexibilidade aos pacientes, a diálise peritoneal melhora a qualidade de vida ao reduzir a necessidade de deslocamentos frequentes ao hospital”, frisou.

O palestrante destacou os diversos aspectos do processo, desde a preparação dos materiais até a execução precisa do procedimento, garantindo a segurança e eficácia do tratamento para os futuros pacientes da unidade.

“O conhecimento adquirido durante este treinamento será fundamental para a equipe da Policlínica Estadual da Região Nordeste Posse, permitindo que ofereçam um serviço de diálise peritoneal de alta qualidade e atendam às necessidades dos pacientes com excelência e cuidado”, concluiu.

Fonte: Diário da Manhã