Ação teve o objetivo de conscientizar e preparar os profissionais quanto ao luto ocorrido no trabalho, em família e ciclo de amigos

A Policlínica Estadual da Região Nordeste, em Posse, promoveu nesta quarta-feira, 10, uma palestra para os colaboradores da unidade sobre respeito ao luto no contexto profissional. A ação foi conduzida pelo psicólogo Paulo Aparecido de Amorim.

Em sua apresentação, o palestrante abordou temas como: reparação; ética; desenvolvimento do luto e fases no contexto profissional. Ética: seguir a risco, alicerçar na ética profissional da saúde e construir a quarta parede, ou seja, colocar em prática a separação do profissional para o paciente e acompanhante. Preparação: procedimento dos profissionais com os pacientes e acompanhantes. Formas de abordagens desenvolvidas por profissionais da área de saúde.

Durante a ação, foi explicado o desenvolvimento das fases iniciais do quadro de luto, são elas; negação, raiva, barganha, entre outras. Nessas três fases, o importante é que os participantes, expectadores, coloquem em prática o que foi trabalhado, abordado, por o profissional da psicologia. Pois os mesmos estão em contato proximal com esses acompanhantes.

Além disso, a palestra revelou como abordar como abordar o acompanhante, em caso emergencial como óbito. A postura ética dos profissionais da área de saúde ao depararem com o quadro de luto do acompanhante, pois após o comunicado do óbito ao acompanhante, o mesmo, adentra de imediato as fases do luto.