Divulgação

Atividade foi em alusão à Campanha Outubro Rosa

Para reforçar a campanha Outubro Rosa, a Policlínica Estadual de Posse realizou uma palestra para alertar os pacientes da unidade sobre a importância do autocuidado para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. No Brasil, estima-se 66.280 casos novos de câncer de mama, para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres e no câncer de colo de útero 2022-2022, será de 16.590, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres.

Segundo a gestora do cuidado, Jaymara Montalvão, aproximadamente, 80 % dos tumores são descobertos pela própria mulher e tocando sua mama inicialmente. Os exames clínicos devem ser realizados por todas as mulheres com mais de 40 anos, com periodicidade anual. Já a mamografia tem o intervalo de 50 a 69 anos, com intervalo máximo de dois anos entre os exames.

“Os sintomas mais comuns são edema cutâneo semelhante a casca de laranja, retração cutânea, dor, inversão de mamilo, hiperemia, descamação ou úlcera do mamilo, secreção papilar, especialmente, quando é unilateral e espontâneo. O Diagnóstico precoce pode classificar em três estágios o tumor, tendo até 80 % a 90% de cura se descoberto no início até o estágio II”, disse.

O incentivo do aleitamento materno é considerado um fator de proteção contra o câncer de mama.“A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada principalmente à diminuição do risco de contágio pelo papilomavírus humano (hpv). O que inclui o uso da vacina e uso de preservativo. Também é considerada prevenção primária o combate ao tabagismo. Entretanto, a mulher que recebe a imunização contra o HPV não está liderada da realização do exame citopatológico”, afirmou Jaymara Montalvão

Fonte: Diário da Manhã