Palestra foi em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo. Data alerta sobre a necessidade da atividade física

Com o objetivo de orientar sobre a importância de manter hábitos saudáveis, e de que a qualidade de vida pode ser melhorada com a prática saudável de atividade física, a Policlínica Estadual de Posse promoveu uma palestra para os pacientes do setor de hemodiálise.

As fisioterapeutas Danúbia Rafaela Santi e Danielle Barreto explicaram que atividade física não deve ser confundida com exercício, que é uma subcategoria da atividade física e é planejada, estruturada, repetitiva e tem como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico.

“A OMS define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer”, comentaram.

A intensidade das diferentes formas de atividade física varia entre as pessoas. A fim de trazerem benefícios para a saúde cardiorrespiratória, todas as atividades físicas devem ser praticadas em sessões de, pelo menos, dez minutos de duração.

De acordo com as profissionais, a prática regular e diária de atividade física, de intensidade moderada, reduz o risco de doenças cardiovasculares e a incidência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis – doenças do aparelho circulatório, neoplasias, doenças do aparelho circulatório, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência renal crônica. O treinamento de resistência muscular e equilíbrio, por sua vez, é capaz de reduzir quedas e aumentar a capacidade funcional nos idosos.

“Dentre os benefícios que encontrados ao se realizar atividade física de forma regular, destacam-se: a melhora da autoestima, redução do isolamento social, alívio do estresse, diminuição da depressão, melhora da resistência física, melhora da autoimagem, aumento do bem-estar físico e mental, melhora da função pulmonar dentre outros”, finalizaram.