Palestra alertou pacientes sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença

A gestora do cuidado da Policlínica de Posse, Ana Clara Soares, promoveu uma atividade para os pacientes em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado em 24 de março Ana Clara explicou que tuberculose é definida como uma doença bacteriana, ou seja, causada por uma bactéria, a Mycobacterium tuberculosis, também chamada de bacilo de Koch. Ela afeta tradicionalmente o pulmão, mas pode atingir outros órgãos do corpo humano, a depender de sua gravidade.

“Até mesmo os ossos podem ser atingidos pela tuberculose. Muitas pessoas podem servir como incubadoras do bacilo de Koch, ainda que nunca apresentem os sintomas causados pela tuberculose. De acordo com o Ministério da Saúde, por ano, 70 mil brasileiros são diagnosticados com tuberculose”, comentou.

Segundo a gestora, alguns sintomas da tuberculose incluem tosse forte e frequente por mais de duas semanas; expelimento de catarro; catarro com a presença de sangue; febre, dor no peito, falta de ar, cansaço, perda de apetite e rouquidão. “A tuberculose é transmitida pelo ar, sendo que as gotículas de saliva expelidas pelo paciente infectado durante a tosse ou o espirro são os principais vetores da doença”, frisou.

O tratamento da tuberculose é feito, de forma geral, com o uso de três medicamentos diferentes que devem ser tomados conforme indicação médica, por um período de até três meses após o diagnóstico da doença. Mesmo que os sintomas sumam e que o paciente apresente uma melhora considerável, é preciso continuar o uso dos medicamentos de acordo com a recomendação médica, como forma de evitar o fortalecimento da bactéria e a geração de resistência bacteriana aos medicamentos disponíveis atualmente no mercado.

“A prevenção à tuberculose pode ser feita por meio da vacina BCG, aplicada em crianças e bebês, geralmente no braço direito. É a BCG que deixa uma marquinha quase na altura do ombro, que acaba servindo como um comprovante de imunização contra a tuberculose. Evitar aglomerações e manter sempre os ambientes bem arejados também são formas de prevenir a tuberculose”, finalizou.

Fonte: Diário da Manhã