Serviço social da unidade abordou a importância da saúde mental no trabalho

A Policlínica Estadual de Posse realizou nesta quarta-feira, 28, uma ação de conscientização em alusão ao Setembro Amarelo. O serviço social da unidade abordou com os profissionais a importância da saúde mental no trabalho.

Na palestra, foi explicado aos colaboradores sobre a necessidade de cuidar da saúde mental e no final foi entregue uma frase motivacional para cada um.

A definição de saúde mental pela Organização Mundial da Saúde-OMS é a capacidade de o indivíduo administrar diversas situações sejam elas positivas ou negativas, com controle emocional e comportamental sem prejudicar a si e aos outros.

O ambiente de trabalho favorável possibilita ao trabalhador – maior engajamento, sentimento de utilidade, motivação, maior produtividade. Já o ambiente de trabalho prejudicial, pode gerar mudanças bruscas de humor, dificuldade de concentração e execução das atividades, sentimento de incapacidade, situações estressantes com frequência.

O serviço social destacou que, atualmente, muitos profissionais declaram emocionalmente esgotados pelo emprego e o quanto isso afeta o estilo de vida e seus relacionamentos pessoais. Por isso é importante estar atento aos sinais de quando é preciso fazer mudanças no trabalho ou obter ajuda profissional.

Todo mundo tem alguma consciência de seu funcionamento básico no trabalho, se você perceber que está perdendo o interesse pelo trabalho ou que sua produtividade diminuiu, é indicação que algo está errado, converse com alguém e procure tratamento.

Fonte: Diário da Manhã