Equipe multiprofissional da unidade falou sobre o câncer de pele e distribuiu protetores solar para pacientes e colaboradores

A Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse realizou nesta quinta-feira, 30, uma ação de conscientização sobre o Dezembro Laranja, campanha que reforça cuidados contra o câncer de pele. A equipe multiprofissional da unidade falou sobre a doença e distribuiu protetor solar para pacientes e colaboradores.

O câncer de pele é o tumor de maior incidência no Brasil. Em média, 185 mil pessoas correspondem a novos casos de melanoma por ano. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pele são a exposição solar prolongada e desprotegida ao longo da vida e também episódios de queimadura solar. Pessoas com pele, olhos e cabelos claros, que se queimam facilmente quando expostas ao sol, têm maior predisposição genética para o desenvolvimento de câncer de pele e lesões pré-malignas, portanto é necessário estar atento à história familiar para esse tipo de câncer.

Para prevenção do câncer de pele, é importante adotar hábitos de fotoproteção que são um conjunto de medidas direcionadas a reduzir a exposição ao sol e a prevenir o desenvolvimento de dano solar, tendo em vista que o Brasil é um dos países com maior insolação e incidência solar no mundo. Para isso é necessário: fazer uso de protetor solar com reaplicação a cada duas horas, uso de óculos de sol, uso de blusas com proteção UV, uso de chapéus ou bonés, evitar exposição solar entre 10-16h assim como exposição solar direta. Os protetores solares são capazes de prevenir a queimadura, envelhecimento precoce e câncer de pele, porém não é indicado que seja usado de forma isolada, devendo ser utilizado em conjunto com as demais medidas.