Atividade abordou com os colaboradores o surgimento da profissão e sua importância para o sistema de saúde do Brasil

A Policlínica Estadual da Região Nordeste, em Posse, realizou uma atividade para comemorar o Dia Nacional da Farmácia, lembrado em 5 de agosto. Os farmacêuticos Bárbara Rhuanna e Gabriel Costa apresentaram a definição da palavra farmácia, que vem do grego e significa emprego de medicamentos.

De acordo com os profissionais, as atividades relacionadas à farmácia tiveram origem por volta do século X, com as boticas ou apotecas. Nessa época, as atividades médicas e farmacêuticas não se distinguiam e ao chamado boticário era atribuída a responsabilidade de se conhecer e curar as doenças, por meio do correto preparo e armazenamento de medicamentos.

Os farmacêuticos explicaram que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi criado em 1960. “O órgão zela pelos princípios de ética e disciplina de classe dos farmacêuticos no Brasil. Sua missão é a valorização do farmacêutico, visando a defesa da sociedade”, disseram

Os profissionais destacaram que a farmácia hospitalar, segundo a portaria Nº 4.282 de 2010, é uma unidade clínico-assistencial, técnica e administrativa, onde promove atividades relacionadas à Assistência Farmacêutica, coordenada exclusivamente pelo farmacêutico, que compõe a estrutura organizacional do hospital com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente. “Esse é o tipo assistencial que nossa unidade se enquadra, falamos sobre as atribuições relacionadas aos serviços”, frisaram.

Além disso, foi apresentado para os participantes sobre o Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), que é o Centro de Referência Estadual na dispensação de medicamentos constantes no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), de uso ambulatorial.