Atividade destacou a importância do profissional

A Policlínica Estadual de Posse promoveu uma atividade para celebrar o Dia Nacional do Farmacêutico, lembrado em 20 de janeiro. A data foi escolhida em homenagem a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos, que aconteceu em 1916, e com o intuito de promover a valorização e o estímulo à profissão.

“O farmacêutico está inserido no processo de cuidado ao paciente, envolvendo desde a pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos, seleção, programação, a compra, distribuição e garantia de qualidade até o acompanhamento e a avaliação dos resultados, tendo sempre como objetivo principal e melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o farmacêutico Gabriel Costa

A presença do farmacêutico é indispensável nos ambientes de saúde. Ele responde pela dispensação dos medicamentos padronizados em conformidade com os protocolos clínicos e as diretrizes farmacêuticas. Também é responsável pela realização de ações de educação em saúde, além de executar ações inerentes ao ciclo da assistência farmacêutica. A sua atuação na equipe multidisciplinar contribui de forma significativa para a melhoria na saúde da população. Além disso, o farmacêutico garante o acesso aos medicamentos de forma segura e eficaz.

A farmacêutica Bárbara Rhuanna comentou os cuidados que os pacientes devem ter com seus medicamentos, como o armazenamento de forma correta longe do alcance de crianças, em locais sem umidade e calor, que nunca devem armazenar os medicamentos na cozinha ou banheiro. “Os medicamentos termolábeis devem ser armazenados no meio da geladeira e nunca na porta, devido a oscilação de temperatura. É importante dar preferência a tomar os medicamentos sempre com água, e manter uma rotina de horários fixos”, disse.

Os profissionais informaram sobre o serviço ofertado de farmácia clínica pela unidade, onde é feita toda orientação farmacêutica de forma individualizada, avaliando os medicamentos e promovendo a adesão do paciente. Além disso, os farmacêuticos comentaram que a unidade faz a abertura de processo, renovações e dispensação dos medicamentos constantes no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).