Equipes de nutrição e enfermagem realizaram palestra sobre a doença

Com o objetivo de orientar os colaboradores sobre o riscos, prevenção, e controle da diabete, as equipes de nutrição e enfermagem da Policlínica Estadual de Posse realizaram uma palestra sobre o tema.

A equipe de nutrição. explicou que a Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

A equipe relatou que a diferença do diabetes tipo 1 para o diabetes tipo 2 está no fato de que, no primeiro caso, ocorre redução ou falta de produção de insulina; já no segundo, o organismo desenvolve uma resistência à ação desse hormônio.

Foi apresentado aos colaboradores o aplicativo ‘desrotulando’, que funciona com um banco de informações nutricionais sobre alimentos. Além disso, a equipe entregou alguns alimentos para os colaboradores fazerem a consulta no aplicativo. “O objetivo foi chamar a atenção dos profissionais para escolhas saudáveis”, afirmou a equipe de nutrição

As equipes realizaram ainda estudo de casos com os colaboradores. Os participantes foram divididos em equipes e de forma lúdica abordaram sobre o os encaminhamentos do paciente dentro da unidade.

Para finalizar, a equipe do CCIH apresentou a Copa de Higiene das Mãos. Em alusão à Copa do Mundo, foi entregue um álbum com figurinhas para estimular a lavagem das mãos.

Fonte: Diário da Manhã