Campanha tem o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o TEA

A equipe multiprofissional da Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse realizou nesta terça-feira, 4, uma ação para conscientizar pacientes e acompanhantes sobre o Abril Azul, campanha que tem objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista.

O neuropsicólogo Paulo Amorim e a assistente social Edilene Alves Pinheiro promoveram palestras educativas sobre o significado do Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a importância dele para sociedade. Além disso, explicaram sobre como realizar denúncia de maus-tratos e qual o órgão que atende pessoas que tiveram seus direitos violados. Ao final da palestra, foram entregues balões com cores variadas e panfletos informativos para os participantes.

De acordo com os palestrantes, a ação visa alertar aos usuários a distinguir o espectro do autismo de outros transtornos neurológicos, já que o mesmo é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, ,déficit na comunicação, na interação social e padrões de comportamentos repetitivos.

“O símbolo da campanha é a cor azul, pois a prevalência é do sexo masculino desse transtorno, e faz referência a sakura, uma flor de cerejeira, com origem asiática, sendo considerada a flor nacional do país Japão, tendo suas propriedades antioxidantes, pois reduzem o estresse, regenera a pele e células. De acordo com a Lei nº 13.652/2018 – dia 02 de abril foi instituído o Dia Nacional de Conscientização sobre o espectro do autismo, o objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas”, explicaram.

Fonte: Diário da Manhã