Data chama a atenção para o impacto que a doença tem sobre as pessoas

A médica dermatologista Márcia Gabriele Bonfim Cortês realizou uma palestra na Policlínica de Posse sobre o Dia Mundial de Atenção à Pessoa com Lúpus, lembrado em 10 de maio. A médica explicou que lúpus é uma doença que pode afetar diversos órgãos e sistemas, apresentando um quadro inflamatório persistente.

De acordo com a dermatologista, o sintoma mais comum, frequentemente o primeiro a surgir, está relacionado à artrite. O Lúpus afeta principalmente mulheres em idade fértil, sendo mais comum em afrodescendentes, mas pode manifestar-se em qualquer faixa etária. O diagnóstico depende da detecção de sinais durante um exame físico minucioso, associado aos sintomas relatados pelo paciente e ao histórico familiar.

“Embora seja uma doença do sistema imunológico, o diagnóstico costuma ser feito por médicos reumatologistas, e a Sociedade Brasileira de Reumatologia disponibiliza uma cartilha informativa para a população. As manifestações mais comuns incluem inflamação das articulações, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, febre, emagrecimento involuntário, diminuição do número de células sanguíneas e alterações na pele. Esses sintomas podem variar significativamente de paciente e podem afetar qualquer órgão ou sistema do corpo”, comentou Dra Márcia Gabriele Bonfim Cortês.

A palestrante ressaltou que não existe um tratamento único para o lúpus, e, por ser uma doença crônica, não transmissível, requer acompanhamento a longo prazo. “Geralmente, são utilizados medicamentos que variam de acordo com o estágio da doença e os sistemas afetados. Além disso, é crucial adotar um estilo de vida adequado. Para todos os pacientes, é recomendado o uso de barreiras protetoras contra a exposição solar ou outras fontes de luz ultravioleta para evitar complicações cutâneas”, concluiu a médica.