Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, unidades de saúde realizaram palestra sobre o tema

Com o objetivo é informar e esclarecer colaboradores e pacientes sobre a importância de ser um doador de sangue, as Policlínicas Estaduais das Regiões Vale do São Patrício – Goianésia e Nordeste – Posse realizaram nesta quinta-feira, 25, palestras em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue.

Em Goianésia, a palestra ‘Seja um Doador de Sangue’ foi conduzida pela enfermeira Larissa Nolasco Guimarães Saiki. A profissional iniciou falando sobre o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro. “A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempo do seu dia para doar sangue, também serve para informar e reforçar sobre a importância desse ato”, explica.

A enfermeira abordou sobre os tipos de sangue e utilizou uma tabela para demonstrar que todos os tipos sanguíneos são importantes e quem pode ser o receptor para cada tipo. “Os tipos sanguíneos servem para classificar o sangue de acordo com a presença de duas proteínas, no plasma, chamadas de aglutinogênio A ou aglutinogênio B. Sendo assim, o tecido sanguíneo foi classificado de acordo com os tipos: A, B, AB e O, conhecido como sistema ABO”, destacou.

Larissa Nolasco reforçou com o público o local de doação de sangue.“Em Goianésia, temos o Banco de Sangue do Laboratório São Carlos que realiza este tipo de serviço. Você é a gota que faltava, doe sangue e salve vidas”, concluiu.

Região Nordeste

Na Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse, o enfermeiro Luiz Eduardo Veras conscientizou sobre a importância da doação, além de mobilizar novas doações para aumentar os estoques de sangue. “A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas”, disse.

Luiz Eduardo ressalta que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação. “Doar sangue é um ato seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis. Desse modo, não há riscos de você ser contaminado ao fazer a doação”, afirma.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto. Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano.