Ação idealizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) reforça a conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem

As Policlínicas Estaduais das Regiões Sudoeste – Quirinópolis, Nordeste – Posse e Vale do São Patrício – Goianésia participaram nesta terça-feira, 23, da Campanha Dia A – Goiás veste azul, ação idealizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem.

As unidades de saúde realizaram durante todo o dia atividades para informar, conscientizar e orientar colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Na Policlínica Estadual da Região Sudeste, o médico Wilton Pereira abordou sobre os sintomas e tratamentos da doença. “A próstata é uma glândula masculina, localizada na parte inferior do abdome, abaixo da bexiga e a frente do reto, envolvendo uma parte inicial da uretra. Tem formato de maçã, e produz parte do sêmen, que contém os espermatozoides”, explicou.

A unidade realizou também uma dinâmica chamada ‘Saco Azul’, onde pacientes da Policlínica retiravam uma pergunta para o palestrante. Com a atividade, foi possível esclarecer dúvidas, curiosidades e mitos sobre o tema.

Policlínica Estadual de Goianésia

Na Policlínica da Região do Vale São Patrício, a Campanha Dia A – Goiás iniciou com a palestra ‘Nutrição x Câncer’, ministrada pela nutricionista Renata de Carvalho Zacarias Lopes. A profissional falou da importância de hábitos saudáveis, entre eles a escolha de alimentos que não são prejudiciais à saúde masculina.

A unidade proporcionou ao público interno uma palestra sobre ‘Novembro Azul e Saúde Mental’, que foi conduzida pela psicóloga Gleice Antônia Ferreira. A psicóloga ressaltou sobre quebrar barreiras e evitar o preconceito em relação a exames periódicos. “É importante falar sobre a saúde do homem e do câncer de próstata. Esse tabu tem sido quebrado, e eles estão cada vez mais em busca de uma melhor qualidade de vida”, destacou.

Na parte da tarde, os usuários e colaboradores da Policlínica de Goianésia participaram da palestra ‘Conscientização do Câncer de Próstata, sinais e sintomas’, apresentada por alunos do internato da Universidade de Rio Verde (UnIRV) – Campus Goianésia. Os estudantes abordaram sobre a anomia masculina e demonstraram uma próstata saudável e uma doente. Além disso, reforçaram os principais sinais e sintomas da patologia e alertaram sobre a importância de procurar atendimento médico, caso apareçam sintomas.

A Campanha Dia A – Goiás veste azul foi encerrada com uma caminhada nas proximidades da Policlínica com intuito de alertar a comunidade vizinha sobre o Novembro Azul.

Região Nordeste

Na Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse a Campanha Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tratou sobre o autocuidado à saúde do homem. A equipe multidisciplinar conscientizou sobre o Novembro Azul.

A equipe destacou que fatores socioculturais apontam que a procura pelo serviço de saúde pelos homens ainda é baixa. “Por isso, nosso alerta é para que o homem assuma o hábito do autocuidado. Crenças do senso comum fazem com que eles negligenciam a própria saúde”, afirmou a psicóloga Anna Karolina Rodrigues e Silva.

A profissional ressalta que os homens são responsáveis pela maioria de atendimentos de urgência e emergência tratados como graves. “Muitas vezes são essas as principais portas para o atendimento dessa população”, conclui.

Fonte: Jornal Diário da Manhã