Unidade do Governo de Goiás na Região Nordeste é toda decorada com balões amarelos e frases motivacionais para lembrar importância da saúde mental

O mês de setembro é marcado no País inteiro por ações de combate à ansiedade e depressão, entre outros esgotamentos mentais. Entendendo a importância do tema e o impacto da saúde mental na qualidade de vida e bem-estar da população, a Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse  aderiu à campanha Setembro Amarelo, decorando toda a unidade com balões amarelos e frases motivacionais.

A ação, iniciada nesta quarta-feira (1/9), foi organizada pela equipe multiprofissional da Policlínica e visa orientar pacientes e colaboradores sobre a importância da qualidade de vida mental. Em cada recepção foi colocado uma “caixinha da esperança”, de onde a pessoa retira  uma frase de encorajamento e de esperança.

Em 2020, a campanha ganhou uma nova preocupação com o fato de muitas pessoas estarem em isolamento social devido à pandemia do coronavírus.

Campanha
O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre o  tema do suicídio, prática geralmente associada à depressão. É divulgado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). As instituições também contam com a ajuda na divulgação tanto de empresas como de pessoas individualmente.

O principal objetivo do setembro amarelo é trazer visibilidade para o tema e conscientizar a população para a prevenção de suicídios. O mês de setembro foi escolhido porque é no dia 10 de setembro que se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Julianna Adornelas (texto e fotos)/INTS