Ação visa conscientizar sobre a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher

A Policlínica Estadual da Região Noroeste – Posse realizou uma palestra para o público interno da unidade em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação foi organizada pela assistente social Irani Monsueth e teve como palestrante o delegado da Polícia Civil Dr. Humberto.

O evento foi realizado em comemoração aos 15 anos que a Lei nº 11.340/2006 foi sancionada. O palestrante elencou os 46 artigos divididos em sete capítulos e trouxe e abordou sobre mecanismos para prevenir e coibir a violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), formas de assistência às vítimas, procedimentos processuais, atuação do Ministério Público e do Judiciário, medidas protetivas de urgência.

O delegado Humberto explicou sobre as oito leis sancionadas pelo atual presidente entre os anos de 2019 e 2021 a fim de aperfeiçoar a Lei Maria da Penha, também salientou que esta foi a 3ª melhor Lei de Proteção às Mulheres no mundo, e para finalizar referiu sobre a rede de enfrentamento a violência.

Para a coordenadora operacional da unidade, Silvana Morfadini, a ação tem como objetivo alertar as mulheres sobre os sinais da violência, ainda que em pequena escala, pois durante a pandemia os índices cresceram, é importante que elas se sintam seguras quanto a buscar ajuda, realizar denúncia e terem seus direitos garantidos. “Nosso maior público atualmente na policlínica é composto por mulheres, muitas puderam ali esclarecer as dúvidas quanto a violência doméstica”, finalizou.

Ajustar fonte