Nutricionista apresentaram uma maquete com alimentos que possuem alto teor de sódio

As nutricionistas Hanna Nobre Liah e Ana Érica Alves promoveram uma palestra sobre a importância da restrição de sódio na alimentação para os pacientes da hemodiálise da Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse. As profissionais apresentaram uma maquete com alimentos com alto teor de sódio e a quantidade de sal representada em pacotes de 1g.

Hanna Nobre explicou aos presentes o que é o sódio e sua importância para o organismo, os efeitos do excesso dele no organismo, quais tipos de alimentos possui um alto teor de sódio, quantidade permitida para pacientes em tratamento de hemodiálise e qual o melhor tipo de sal a ser consumido.

De acordo com Ana Érica, o excesso de sódio na alimentação provoca inchaço, aumento da pressão arterial, retenção de líquido, sede. “Os alimentos como a salsicha, linguiça, presunto, mortadela, temperos prontos, macarrão instantâneo, salgadinho de pacote, entre outros têm uma quantidade alta de sódio”, afirmou.