Psicóloga Anna Karolina abordou sobre o tema com colaboradores da unidade

A Policlínica Estadual da Região Nordeste – Posse realizou nesta terça-feira, 29, uma palestra com o tema ‘Profissionais de saúde e o processo de morte dos pacientes’. A ação foi conduzida pela equipe de psicologia da unidade.

A psicóloga Anna Karolina Rodrigues Silva ressalta que a ação visa orientar os colaboradores quanto a oferta de cuidado e proteção contra o sofrimento dos pacientes com práticas humanizadas e suas limitações enquanto profissional. “Há situações que fogem do controle, então é o acolhimento, conhecimento, enfrentamento e o suporte social dos demais colegas”, explica.

De acordo com profissional, a palavra morte é associada a dor, sofrimento, perda, embora seja um ciclo natural do desenvolvimento, ainda é considerado um tabu na sociedade. “Falamos pouco sobre a morte e os profissionais apresentam dificuldades em lidar com o falecimento dos pacientes. Eles se sentem frustrados e despreparados ao reconhecimento da finitude”, afirma Anna Karolina.

No fim da atividade, a psicóloga passou a música epitáfio, dos Titãs, para reflexão e indicou o livro ‘A morte é um dia que vale a pena viver’, de Ana Paula Quintana Arantes, para aprofundar no assunto.