Policlínica de Posse promove palestra sobre conscientização contra violência à pessoa idosa. Meta é garantir maior segurança para pessoas da terceira idade

A Policlínica Regional Santa Dulce dos Pobres, em Posse, promoveu no último dia 15 uma palestra para a comunidade visando criar ambiente de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A Policlínica, que fica na Regional Nordeste II da Secretaria Estadual de Saúde atende 31 municípios daquela região.

A fisioterapeuta Daniela Schuh Valente e a assistente social Jaqueline Alves de Sousa falaram para os pacientes que estavam nas recepções enquanto aguardavam atendimento e os pacientes da hemodiálise, no período vespertino.

Ao final da ação, foi entregue folders informativos, esclarecimento de dúvidas através do atendimento individual e a fixação do folder no mural do corredor para que outras pessoas pudessem ter acesso às informações, alguns panfletos também foram deixados no balcão da recepção.

De acordo com Daniela “a ação teve como objetivo dar evidência a temática e despertar cada vez mais na sociedade o respeito aos idosos, desse modo é preciso levar informações úteis de modo simplificado aos principais tipos de violência, onde buscar orientação ou até mesmo realizar a denúncia.”

Jaqueline relatou que “é preciso conversar com os pacientes, pois trata-se de uma questão social que afeta a saúde e os direitos humanos de idosos de todo o mundo e que merece atenção da sociedade quanto aos impactos que provocam.”

Silvana Mofardini, diretora da unidade lembrou a importância dessa conscientização principalmente nesse período de pandemia. “Durante a pandemia houve um aumento significativo de denúncias de crimes contra as pessoas idosas, fazer esse tipo de ação é buscar a prevenção da violência contra os idosos, garantindo o respeito e a dignidade de todos”.