Carreta da Prevenção leva benefício para 186 mulheres do município e 80 delas nunca tiveram chance de realizar esse exame. Objetivo é zerar fila de espera

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica de Posse ficou as últimas duas semanas na cidade de Alto Paraíso realizando exames de mamografia e prevenção de câncer de colo uterino. A demanda no município era de mais de 300 mulheres e dois terços desse número foi atendido, segundo as autoridades de saúde das cidade.

Segundo Aline Pereira dos Santos, coordenadora da atenção básica de saúde de Alto Paraíso a lista de espera para mulheres carentes de exame de mamografia era de 303 pacientes e nessa etapa da presença da Carreta da Prevenção na cidade foram atendidas 186 mulheres. “Essa lista de espera era grande e conseguimos reduzir substancialmente essa demanda, o que nos deixou muito satisfeitos. Esperamos que em breve a carreta retorne para podermos zerar essa lista”, comemora ela.

A interação entre a Superintendência de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde e as secretarias municipais é a chave do sucesso para permitir que um número expressivo de mulheres seja cumprido de atendimentos. A cada edição da visita as equipes recebem mais procura de mulheres para realização, principalmente de mamografia.

A coordenadora Aline conta que em regiões distantes da capital, como Alto Paraíso a lista de espera para a realização de mamografia é grande e a demora exige tempo. “Vimos nessa etapa em Alto Paraíso o quanto esses exames são necessários. Um número considerável de mulheres nunca havia feito uma mamografia na vida e para conseguirmos agendar esse exame precisávamos buscar vaga em Goiânia ou outras cidades”, revela.

Em Alto Paraíso foram contadas 80 mulheres que nunca haviam feito mamografia na vida, o que preocupou as autoridades de saúde. O protocolo da Policlínica é para mulheres acima de 35 anos serem submetidas a esse exame, mas há casos de indicação médica em que mulheres mais jovens são recomendadas a fazer em virtude de casos de câncer de mama na família.

Aline Pereira diz que todas ficaram muito agradecidas e esperam pelo retorno em breve da Carreta da Prevenção. “O Governo de Goiás deu uma ajuda de fundamental importância para a prevenção de doenças com a realização de exames de alto custo indo ao encontro da população. Agora é só aprimorar cada vez mais as experiências e ampliar os benefícios. A parceria do Estado com os municípios só rende coisas boas para a população”, finaliza.