Campanha promove a conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil

Para conscientizar os pacientes sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio, a Policlínica Estadual de Posse promoveu uma palestra sobre o tema para os pacientes da unidade de saúde. A assistente social Irani Monsueth explicou sobre o surgimento da campanha.

“O Maio Laranja surgiu a partir de um triste e brutal episódio de violência sexual contra uma menina de apenas 8 anos de idade na época. O nome dela era Araceli e sua vida foi ceifada no ano de 1973”, comentou.

De acordo com a assistente social, é importante reforçar a campanha e mobilizar toda a sociedade para participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Além de incentivar a denúncia de casos e promover a proteção dos direitos desses jovens.

“A Campanha Nacional Faça Bonito tem como símbolo uma flor que remete à lembrança dos desenhos da primeira infância, associando também a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável e protegido”, afirmou.

Irani ressaltou que a Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022 estabelece que a campanha deve ser realizada no mês de maio de cor laranja de cada ano, em todo o território nacional, com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.