Saúde mental organizacional de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências no ambiente de trabalho, estilo de vida

A equipe de psicologia da Policlínica de Posse promoveu uma palestra para os colaboradores da unidade de saúde sobre saúde mental no trabalho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que saúde mental no trabalho é o estado de bem-estar no qual o colaborador consegue usar suas próprias competências, recuperar-se do estresse do dia a dia, ser produtivo e colaborar com a sua comunidade.

O neuropsicólogo/psicanalista Paulo Amorim explicou que os problemas envolvendo a perda de saúde mental no trabalho são tão significativos que a OMS elegeu este tema para abordar no Dia Mundial da Saúde Mental em 2017. Segundo eles, “Durante nossa vida adulta, uma ampla proporção do nosso tempo é gasta no trabalho. Nossa experiência no local de trabalho é um dos fatores que determinam nosso bem-estar geral”, disse.


		Saúde mental no trabalho é tema de palestra na Policlínica de Posse
                                                                                Divulgação

 

De acordo com Paulo, a saúde mental organizacional de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências no ambiente de trabalho, estilo de vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. “A campanha visa promover os suportes profissionais e órgãos de pronto atendimento para as pessoas que se encontram nessa identificação disfuncional”, comentou.

O profissional destacou que a ação visa alertar os colaboradores sobre o tema. “Muitos possuem dificuldades em distinguir a saúde mental, de mitos, relacionados ao senso comum cultural. Esses distúrbios da saúde mental apresentam sintomas como: pânico; ansiedade; depressão; sono irregular; alimentação irregular; variação de humor; estresse; cansaço; abuso de substâncias químicas lícitas e ilícitas”, finalizou.

Fonte: Diário da Manhã