Divulgação

Palestra foi em alusão ao Dia Nacional da Vacinação, lembrado em 17 de outubro

Com o intuito de reforçar com os colaboradores sobre a importância da vacinação, a Policlínica Estadual de Posse promoveu uma palestra sobre o tema. A gestora do cuidado da unidade, Jaymara Montalvão, explicou que os imunizantes são feitos com microrganismos da própria doença

“A vacina contra o sarampo contém o vírus do sarampo. No entanto, estes microrganismos estão enfraquecidos ou mortos, fazendo com que o corpo não desenvolva a doença, mas se torne preparado para combatê-la se for necessário”, comentou.

De acordo com a gestora, toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, garantindo sua segurança. “Elas também passam pela avaliação de institutos reguladores rígidos. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais leves depois de tomarem uma vacina, como dor no local da injeção e febre baixa”, afirmou.

Jaymara Montalvão destacou que além de levar os filhos para serem vacinados, é fundamental ficar atento para quais vacinas os adultos também devem tomar. “O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos; e ainda para gestante”, frisou.

Fonte: Diário da Manhã