Atividade abordou sobre a atuação do profissional e os dez passos para uma alimentação saudável

Em alusão ao Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, a Policlínica de Posse realizou uma atividade para os colaboradores sobre a atuação do nutricionista e dez passos para uma alimentação adequada e saudável.

O mercado de atuação do nutricionista vem crescendo a cada ano e este profissional ganha cada vez mais importância na promoção do bem-estar e da saúde da população. “O Nutricionista pode atuar nas áreas de nutrição clínica, indústria alimentícia, nutrição esportiva, nutrição materno infantil, nutrição aliada a estética, administração de unidades de alimentação e nutrição, saúde pública, marketing nutricional, assessoria, auditoria, consultoria, docência e pesquisa” explicou a nutricionista Mariana Albino.

Segundo Mariana, muitas vezes o nutricionista é taxado como “emagrecionistas”, embora tenha aprendido a corresponder a essa expectativa, é importante ressaltar que são profissionais da saúde que prezam pela promoção da saúde como um todo, incluindo um estilo de vida saudável. “Portanto, o fardo de emagrecionistas faz parte de uma cultura avassaladoramente construída na mentalidade de dieta há muitos anos, porém os mesmos não devem vestir essa carapuça”, disse.

A profissional destacou que a dieta saudável, no sentido de um padrão alimentar, não diz respeito apenas aos alimentos consumidos e ao número de calorias, mas também ao comportamento alimentar de cada indivíduo. “Afinal, comer é também um ato psicológico e sociológico. O comer saudável inclui todos os alimentos, desde que atendam às necessidades do corpo e sejam consumidos respeitando nossos sinais de fome e saciedade e claro, questões de frequência e quantidade. A comida não deve ser considerada uma resposta para as emoções, devendo abrir espaço para outros interesses e valores positivos”, frisou.

De acordo com a nutricionista, os dez passos para uma alimentação adequada e saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde auxiliam na busca por mais qualidade de vida e saúde, contribuindo para um bem-estar físico e psicológico. “A chave para ter uma alimentação saudável é o equilíbrio. Não podemos excluir nenhum dos nutrientes da nossa alimentação, mas devemos estar atentos à quantidade que estamos ingerindo de cada um deles. O importante é investir em variedade, pois quanto mais diversa a alimentação, maior quantidade de nutrientes diferentes está sendo oferecida ao corpo”, finalizou.

Fonte: Diário da Manhã